20 de Maio – Dia do Pedagogo

20 de Maio – Dia do Pedagogo

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”

                                                                                  Augusto Cury

            Atualmente, muito se houve falar na profissão de pedagogo, entretanto, por vezes não se sabe ao certo quais funções exercem este profissional.           Primeiramente, faz-se necessário uma viagem ao passado a fim de redescobrir o pedagogo, esta palavra (segundo historiadores) era utilizada no século V a. C., onde a educação da criança se iniciava aos 7 anos de idade. As meninas permaneciam no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, já os meninos obrigatoriamente se desligavam de suas mães para iniciar a alfabetização e a educação física e musical. Esta criança era sempre acompanhada por um escravo que, por sua vez era conhecido como pedagogo. Portanto a palavra origina-se de outra palavra: paidagogos, que significa literalmente “aquele que conduz a criança” (pais, paiadós, “criança”; e agogós “que conduz”).

            Percebe-se que, ao longo da história, houve algumas modificações na função do pedagogo, hoje o pedagogo tem dois relevantes campos de atuação: a administração e o magistério. Organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a educação básica. Sua atuação se dá principalmente no ensino infantil e fundamental, no entanto, pode-se atuar também em áreas de coordenação de equipes, acompanhamentos, orientação e gestão de escolas ou sistemas de ensino, atuam também na elaboração e análise de materiais didáticos (livros, vídeos, programas computacionais, entre outros). Contudo o significado da palavra perante sua atuação pode-se dizer que ainda é o mesmo de outrora, uma vez que o pedagogo ainda conduz a educação da criança, agora de uma maneira abrangente.

            O pedagogo também ganhou espaço em hospitais (atua em brinquedotecas e/ou atividades que proporcionem o bem estar dos doentes ou mesmo o acompanhamento pedagógico de crianças que necessitam do afastamento escolar), museus, televisão e grandes empresas (por exemplo: Coca-Cola, Natura, Bradesco, Banco do Brasil etc.) onde atuam na educação corporativa ou mesmo em setores voltados à educação.

            O indivíduo que possui interesse em se tornar um pedagogo, deverá cursar o ensino superior em Pedagogia, este curso tem duração, geralmente, de quatro anos, podendo variar um pouco dependendo da instituição. Em seguida há um leque de especializações para o aprimoramento da profissão.

            O bom profissional, prima por qualificar continuamente o seu ofício, se atentando ao mercado de trabalho e suas exigências. Uma boa idéia de atualização é buscar por fontes de conhecimento, tais como revistas especializadas, estudo de novos métodos de ensino, participar de seminários, conferências, palestras, além de estar “ligado” nas novas tecnologias de informação.

            A profissão, de acordo com o site de educação do IG, ainda não é regulamentada, contudo, há dois projetos de Lei ( nº4.746 de 1998, na Câmara dos Deputados, e de nº 196, de 2009, no Senado Federal) que buscam regularizar o exercício da profissão de pedagogo, estabelecendo limites e anunciando a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Pedagogia, assim como em outras profissões. Por isso pedagogo, fica a dica: atualize-se, busque seus direitos, seja responsável8 e acima de tudo ame sua profissão, seu ofício, pois sem ela poderá não haver tantas outras…

            “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”

                                                                                                                      John Dewey

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s