Cuidados com nossa melhor amiga – A voz!

Nesta semana comemora-se o dia mundial da voz, mais precisamente no dia 16 de abril. Essa data, que é reconhecida desde 1999, representa uma oportunidade única de disseminar o conhecimento, orientando a população, além de promover ações no âmbito da saúde, auxiliando no encaminhamento adequado de possíveis problemas.

            Sabe-se que a interação social e profissional é feita a partir da comunicação, sendo a voz um de seus aspectos fundamentais. Entretanto, notamos sua importância no momento em que ficamos afônicos (sem voz) ou com algum tipo de alteração, como por exemplo: a rouquidão / fadiga vocal, por isso devemos estar atentos, uma vez que a voz está diretamente ligada à nossa saúde. Alguns cuidados são essenciais para que a voz esteja sempre saudável, entre eles está uma boa noite de sono, a alimentação também exerce papel relevante para uma boa voz, ingerir bastante água, essa é a única forma de manter hidratadas as cordas vocais, evitar alimentos apimentados ou achocolatados também contribuem para a saúde da voz. Outro fator importante é a emoção, sem perceber refletimos na voz nosso “estado de espírito” (tristezas, alegria, raiva etc.).

            Desta maneira, fica fácil perceber que quando estamos bem, nossa voz também está. Vale lembrar que o uso em demasia requer um repouso de 5 minutos (se possível) ou quando perceber que algo está errado, preserve-a. Evite abusos vocais: falar alto demais, sobretudo, em locais com muito ruído, sussurros, tosses e pigarros. Cuidado com as imitações, ao imitar vozes de desenhos animados ou mesmo cantores preferidos estamos expondo a voz a um esforço extra, o que pode ser prejudicial ás cordas vocais. Hidrate-se com freqüência, perceba o que é prejudicial à sua voz: ar condicionado, gelado, quente… Modere, se possível evite!

            Procure controlar a intensidade da voz, assim como sua velocidade, coma maçãs, elas são ótimas aliadas para uma boa voz. Quando o ar estiver muito seco procure fazer inalação a vapor, respire pelo nariz (ele aquece, umidifica e filtra o ar), tenha uma boa postura corporal, ela auxilia na voz saudável. O estresse também faz mal, bem como o fumo e as bebidas alcoólicas, eles são responsáveis por 90% dos casos de cânceres de laringe.

            Sorria para as pessoas, cumprimente-as, seu dia se tornará mais leve e agradável, aqueça a voz vibrando ponta de língua, fazendo um R no meio de palavras, por exemplo: parrrrrede).

            Caso haja dúvidas, procure um especialista: fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista e nunca se esqueça: A voz é sua melhor amiga! Por isso, ouça o que ela quer lhe dizer…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s